Ib






você é levada pelos seus pais a uma exposição de arte de um artista chamado Guertena. Sua mãe manda você não incomodar as pessoas enquanto estiver la. E você começa a explorar o lugar. Mesmo não entendendo algumas das palavras e obras, você conversa com as pessoas no local, até se aproximar de um quadro maior. E então, a luz pisca. Você volta a explorar a galeria, mas todos sumiram. E então a luz acaba, e seu pesadelo começa...


Ib é um jogo independente japonês, lançado em 2012 e criado pelo (aparente) grupo Kouri*, feito com o RPG Maker 2000. Gratuito, e traduzido para o inglês, foi uma agradável surpresa para mim esse ano. Descobri esse jogo enquanto navegava pelo Zerochan, e me interessei pelos personagens, procurei por ai e acabei encontrando diversos gameplays e o link para download.

O jogo é baseado na exploração dos ambientes, como modo de entender e resolver puzzles, que se tornam mais extensos em cada área. Somado a isso, temos o fato da galeria ser um ambiente semi claustrofóbico e hostil, e acompanhado da trilha sonora do jogo (muito bonita, e desenvolvida para o mesmo), causa certa tensão. Não é exatamente um jogo de terror, e seu objetivo nem é exatamente entender o que te levou para dentro da galeria. Junto com outros dois personagens que você conhece durante sua exploração, o seu objetivo é sair daquele lugar.

Os personagens

Ib: também chamada de Eve em alguns lugares, a personagem principal do jogo, com cerca de 9 anos, se perde na galeria “amaldiçoada”. Demonstrando certa timidez, ela normalmente só fala quando perguntam algo (e essa resposta em geral é escolhida pelo jogador). Carrega junto consigo um pequeno lencinho, presente de aniversario, com seu nome bordado. Graças a enorme variação de ideogramas da língua japonesa, a garota ainda não conhece algumas palavras, o que faz com que, constantemente, os textos não sejam totalmente compreendidos.


Garry: o primeiro companheiro que você encontra na galeria. Um homem com cerca de 17 a 19 anos (depende da fonte, um pouco mais). Com quase o dobro do tamanho da personagem principal, e muito mais covarde, ele age de certo modo como um protetor para a garota. Ajuda-a a entender os textos, alem de empurrar coisas pesadas. É afeminado, e demonstra um carinho especial por Ib**. Em certas áreas, ele tem uma visão um pouco diferente das coisas que compõem o cenário.


Mary: uma pequena loira que você encontra em outra parte da galeria. Animada, e ligada a Ib, com aparentemente a mesma idade dessa, ela parece conhecer parte da galeria. Ela esconde um pequeno segredo, importante para a história do jogo.



Os inimigos



Manequins: esculturas humanoides sem cabeça, todas elas apresentam forma feminina, trajando vestidos. A obra, na galeria, é chamada de 'Morte do Individual'.

Cabeças: uma cabeça branca de manequim, sem cabelo, e de olhos abertos, muito mais presente no jogo como um obstaculo do que um inimigo.

Lady: quadros de belas mulheres, representadas em verde, vermelho, azul e amarelo. Um inimigo constante e chato, que corre algumas vezes. Chamadas de 'Lady in *cor*'.

Bonecas: bonecas de pele azulada e olhos vermelhos, com vestidos de varias cores e cabelos negros, são talvez os inimigos menos perigosos e mais horripilantes durante o jogo. O por que disso? Descubra quando os sinos tocarem...

As flores

Os três personagens carregam com eles, cada um, uma rosa. Vermelha para Ib, azul para Garry e amarela para Mary, as rosas são a medida de vida dos personagens. Você não pode atacar no jogo, resumindo-se a correr desesperadamente para proteger as pétalas da sua flor das garras dos seres que vão persegui-lo. Nos corredores, você acha diversas vezes vasos marrons e azuis. Os primeiros podem ser usados uma vez antes de secar, restaurando toda a energia da rosa, enquanto os segundos são ilimitados. Existem alguns detalhes interessantes sobre isso durante o jogo:

  • O cabelo de Garry se assemelha muito a uma rosa, virada de cabeça para baixo. As mechas mais escuras seriam as pequenas folhas na base das petalas.
  • As três flores dos personagens principais representam as três cores primarias, sendo a de Ib magenta, e a de Garry ciano.
  • Garry tem 10 pétalas*** em sua rosa, enquanto Ib tem apenas 5. A quantidade de pétalas da rosa de Mary não é mostrada em nenhum momento.



A galeria

Inicialmente apresentado como um lugar pequeno, com dois andares e varias obras, é digno de nota o cuidado que os criadores tiveram com as obras, todas nomeadas, e algumas delas até mesmo com imagens em tamanho grande. Um fato interessante é que em alguns lugares da galeria “maldita” existem livros falando sobre obras de Guertena em especifico, e algumas até com suas datas, todas em geral do ano 6200. A escolhas de uma data tão avançada num mundo que parece tecnologicamente tão comum me surpreendeu, e ainda não descobri o motivo disso.

Os finais

O jogo em si é bem curto, com cerca de 2:30 de gameplay, e até menos, se você já souber como resolver os puzzles. Ainda assim, ele apresenta uma boa quantidade de finais, interessantes o suficiente para fazer a pessoa jogar novamente (ou só procurar todos no Youtube). São 5 finais no total, todos modificados por pequenas escolhas e ações que você faz durante o jogo. Desses, existe um ruim, que pode ser atingido de 3 modos diferentes. Os outros 4 não podem ser classificados exatamente como bons ou ruins, apenas dependendo do modo como a pessoa encarar os fatos que ocorrem. Alguns deles geraram quadrinhos muito bonitos entre os fanarts do jogo.





Gameplay











0 Comentários:

Postar um comentário